Fernanda Andrade - Personal Trainer Logo Fitness

Onde começa a Obesidade?

14 de fevereiro de 2017 por Fernanda Andrade

A obesidade e o sedentarismo são os maiores problemas de saúde dos dias de hoje

Onde começa a Obesidade?

A obesidade e o sedentarismo são os maiores problemas de saúde da atualidade e atingem indivíduos de todas as classes sociais, tem etiologia hereditária e constitui um  estado de má nutrição em decorrência de um distúrbio no balanceamento dos nutrientes, induzindo entre outros fatores pelo excesso alimentar.

O peso excessivo causa problemas psicológicos, frustrações, infelicidade, além de uma gama enorme de doenças lesivas. O aumento da obesidade tem relação com: o sedentarismo, a disponibilidade atual de alimentos, erros alimentares e pelo próprio ritmo desenfreado da vida atual.

 

´´O excesso de alimentação nos primeiros anos de vida, aumenta o número de células adiposas, um processo irreversível“

 

A obesidade relaciona-se com dois fatores preponderantes: a genética e a nutrição irregular. A genética evidencia que existe uma tendência familiar muito forte para a obesidade, pois filhos de pais obesos tem 80 a 90% de probabilidade de serem obesos. Atualmente observa-se um aumento de mulheres obesas. Essas mulheres lutam contra fatores hereditários, genéticos, hormonais e psíquicos.

O excesso de alimentação nos primeiros anos de vida, aumenta o número de células adiposas, um processo irreversível, que é a causa principal de obesidade para toda a vida. Outra  fase bem complicada é fase pré púbere das mulheres, onde também há o aumento do número de células adiposas.

No Brasil, 40% da população (mais de 65 milhões de pessoas) está com excesso de peso e 10% dos adultos (cerca de 10 milhões) são obesos. A tendência é mais acentuada entre as mulheres (12% a 13%) do que entre os homens (7% a 8%). E, por incrível que pareça, cresce mais rapidamente nos segmentos de menor poder econômico.

 

Fonte: Portal Personal Trainer Virtual – www.personaltrainervirtual.com.br – acesse o site obtenha mais conteúdo sobre o assunto